É obrigatório o pagamento do Licenciamento na pandemia?

O pagamento do licenciamento de veículos automotores continua sendo obrigatório, mesmo durante a vigência da pandemia que assola o país.

A verdade, no entanto, é que houve uma diminuição das apreensões de veículos por ausência de licenciamento. No entanto, não há porque dar sopa para o azar.

Então, a dica é seguir os prazos estipulados pelo Detran para realizar o pagamento. Lembrando que o IPVA e eventuais pendências precisam estar pagas antes.

Licenciamento digital

Muitos estados brasileiros adotaram um novo tipo de licenciamento, totalmente digital. Assim, você não recebe mais em casa o documento pelos correios, como no passado.

Após pagar o licenciamento, em uma casa lotérica, pelo aplicativo do celular, agência bancária ou serviços de pronto atendimento, o licenciamento pode ser impresso.

Você também pode utilizar os aplicativos disponibilizados pelos Detrans e levar o licenciamento digital no seu celular, apresentando-o quando solicitado.

Assim, o governo tentou eliminar algumas burocracias durante a pandemia. Da mesma forma, facilitou o pagamento e economizou com a não emissão dos documentos oficiais.

Quando pagar o licenciamento

O pagamento do licenciamento dos veículos automotores é feito de acordo com o número final da placa. Então, aqueles com placas com final 1, 2 e 3 precisam pagar primeiro.

É importante lembrar que você deve acessar o site do Detran no seu estado para poder conhecer as datas de vencimento. Também para saber sobre o licenciamento digital.

Como as regras são regionais, elas podem mudar de um estado para o outro. Nesse sentido, a melhor opção ainda é verificar no Detran do seu estado.

Multas por licenciamento vencido

Se você foi parado em uma blitz com o licenciamento vencido durante a pandemia, precisa pagar a multa decorrente da infração. Não houve nenhuma alteração nesse sentido.

Existe no congresso um projeto que visa anular as multas aplicadas durante a pandemia. No entanto, por enquanto o projeto não foi aprovado.

Então, para ficar realmente seguro o ideal é pagar o licenciamento na data correta. Assim você fica mais tranquilo para trafegar por qualquer estado da federação.

Licenciamento

Valor da taxa de licenciamento

Se você tem um veículo emplacado em um estado e mora em outro, pode perceber alguma diferença entre o valor cobrado, para mais ou para menos.

Isso porque cabe aos Detrans a estipulação do valor do licenciamento. Então, cada estado pode ter valores diferentes a serem cobrados dos proprietários.

Lembrando sempre que o valor está ligado ao local do emplacamento.

Conclusão

Assim, você pôde perceber que não houve alteração quanto ao pagamento do licenciamento durante a pandemia. Procure o Detran e regularize a sua situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *